Design é estratégia

Posted on junho 15, 2010

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Design é um termo em Inglês que se refere ao processo de pensamento que compreende criação e solução, no qual se projetam ambientes, objetos ou meios de comunicação diversos para o uso humano, tais como lojas. A loja é um meio de comunicação entre uma marca e seu público, portanto tem que transmitir a mensagem da marca.
Muito se tem falado sobre design como um diferencial de negócio. Mas não se deve confundir design com colocar adornos. Ele deve nascer integrado com o planejamento do negócio e trazer soluções inclusive operacionais. O design de uma loja ou da embalagem de um produto gera percepção sobre a marca. Através dele é possível melhorar a experiência de compra, a interação do ponto de venda com o consumidor, atrair novos clientes e, principalmente, construir experiências únicas.
Para que o design seja estratégico e traga resultados efetivos para o negócio é preciso conhecer as necessidades dos clientes e dos não-clientes: seus hábitos, como eles interagem com pontos de venda e produtos, como eles consomem. Fazer design de loja é muito mais que dar soluções estéticas, é mandar a mensagem certa para o público certo, na hora certa.
Quando me pedem para explicar nosso processo de trabalho (comunicação estratégica de varejo) eu digo que a loja “fala” através do design. Você alguma vez já passou pela situação de estar em frente a uma vitrine de loja e pensar coisas do tipo: não vou entrar porque esta loja parece muito cara (ou muito popular) e acho que aqui não tem o produto que estou buscando? Neste momento a loja falou com você, não com a linguagem oral, mas com a linguagem do design.
Design é comunicação. A comunicação pressupõe um emissor (quem manda a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem). A loja é o emissor e o público é o receptor. Portanto, seu design deve ser pensado com base nos aspectos operacionais, no mix de produtos, no sistema de atendimento e, principalmente, fazê-la se comunicar com o público.
A eficiência da comunicação aumenta quando a empresa tem claro na sua estratégia quais consumidores ela quer impactar. A loja deve buscar empatia com seu público-alvo, refletir seu estilo de vida, atender às suas expectativas e oferecer o que ele quer, da maneira que ele deseja, na linguagem que ele entenda. Erros na linguagem do design podem comprometer o sucesso de um negócio ou produto, ao passo que um design bem-feito alavanca vendas.

Kátia Bello

Disponível em: <http://www.empreendedor.com.br/content/design-%C3%A9-estrat%C3%A9gia> Acesso em: 15 jun. 2010.

Posted in: Cotidiano