Por que alguns têm sucesso quando mudam e outros não?

Posted on janeiro 22, 2010

0


A incapacidade das pessoas de assimilarem as mudanças é a causa principal do fracasso de muitas empresas”. O executivo Lewis Platt disse isso quando ainda era comandante da Hewlett-Packard, em uma entrevista na revista HSM Management. Em 97 ele já afirmava que a resistência à mudança quase sempre cria situações de conflito. Hoje ele defende que a cada cinco anos as pessoas precisarão adquirir novas aptidões. Se isso ainda soa estranho para você, talvez seja um bom momento para refletir um pouco sobre suas ações.
Se depois de cinco anos fazendo as mesmas coisas, você ainda é tão resistente a mudanças, talvez não seja tão eficiente naquilo que está fazendo. Pare e pense comigo: se mesmo depois de tanto tempo, não desejar ou precisar de mudanças, é porque está parado, ou porque não aprendeu ou fez o que deveria ter aprendido ou feito no tempo em que teve para isso. Hoje, na velocidade em que as pessoas correm e as coisas acontecem, ficar parado, ainda que involuntariamente, é sinônimo de andar para trás.
Tenha certeza de que a sua permanência na empresa será questionada, e a continuidade do seu trabalho ficará comprometida em um curto espaço de tempo. Por mais que você seja contra e não abra mão, jamais deseje se destacar no grupo como o pessimista de plantão, e nunca abra a boca para falar: “Não vai dar certo”. É preciso experimentar antes de soltar a afirmativa e, melhor, ter vontade e pouca preguiça para fazê-lo. Vivemos hoje em um universo de igualdades de abordagens entre líderes e liderados e de trocas significativas de experiências, nas quais é permitido dizer “eu não sei”, sem que com isso se perca autoridade, respeito ou inteligência.
Portanto, melhor e mais inteligente do que dizer que não vai funcionar, é experimentar. Se mesmo depois de experimentar, você ainda é daqueles que têm o péssimo hábito de dizer: “Eu sabia que não ia dar certo”, repense-o com urgência ou conte os dias para ser cruelmente estrangulado pelos seus colegas de trabalho
Parece que quanto mais o tempo passa, mais nos tornamos resistentes a mudanças, mas o alarme toca de verdade quando vemos quantidades significativas de jovens ingressando, todos os dias, no mercado de trabalho. Entenda que a relação que faço aqui não é da juventude querendo tomar o seu lugar. Pelo contrário: o que a maioria deles tem de muito importante, e que vale a pena reconhecermos, é a ausência do medo da mudança. É importante deixar claro que o que vai fazer com que você seja dono do seu espaço no mercado de trabalho, e isso independe da sua idade ou da sua experiência, é o quanto você está disposto a encarar as mudanças como algo rotineiro. Ou seja, é preciso experimentar. É molhando os pés que começamos a aprender. Ninguém aprende só olhando. Portanto, é preciso fazer.

Alessandra Assad

Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/por_que_alguns_tem_sucesso_quando_ mudam_e_outros_nao/37918/> Acesso em: 22 jan. 2010.

Posted in: Cotidiano