As roupas na hora da entrevista

Posted on julho 21, 2009

0


duvidaNo curso de um processo seletivo é comum que, em algum momento, o candidato seja chamado para participar de uma entrevista. Muitas pessoas certamente já se perguntaram: “- Que roupa vestir para ir a uma entrevista de emprego?” Há quem acredite que esta questão não é tão relevante quanto mostrar a capacidade pessoal para preencher o cargo; porém, inicialmente, não é possível ao examinador verificar as capacidades e as eventuais falhas de uma pessoa, aliás, é preciso conhecê-la no dia-a-dia para posteriormente ter uma melhor consideração a respeito do candidato. Assim, voltamos ao ponto central: como se vestir para a hora da entrevista?
Além da pontualidade, do bom comportamento, da capacidade de se expressar, da experiência e perfil para o cargo (ufa!), muito possivelmente será avaliada a forma como o candidato está vestido. Então é importante passar uma boa primeira impressão, semelhante à embalagem de algum produto que esteja à venda, mas que não se conhece. Assim, quanto melhor é a embalagem maiores as chances de adquirir o produto! Neste sentido, entende-se por “melhor roupa” aquela que esteja mais adequada para a vaga que está sendo oferecida.
Há vários livros de etiqueta informando que a maneira adequada é ir o mais formal possível; no entanto, na prática, isto pode até prejudicar a imagem do candidato. Alguém que esteja muito bem vestido para um cargo inicial, de nível básico, ou muito simples para um cargo que requer vestir-se melhor, pode não ser admitido.
Então, como se vestir para uma entrevista de emprego? Para responder a esta pergunta é preciso saber inicialmente qual é o cargo que o candidato está pleiteando para buscar a roupa mais adequada à vaga em questão. Assim, é importante se vestir o mais próximo possível do modo como se vestiria no seu dia-a-dia de trabalho, caso trabalhasse naquela empresa. E, por via de regra, use sempre o bom senso!
Vale ainda lembrar que deve você deve evitar no dia da entrevista o uso de acessórios, piercing, boné, chinelo, bem como roupas com cores vibrantes, estampas, decotes e tudo o que não possa ser considerado discreto, pois a roupa é importante, mas o que precisa chamar a atenção, mesmo, é você. Então, faça a sua escolha e boa sorte!

Júlia Cristiane Schultz-Pereira

Posted in: Cotidiano