Planejamento

Posted on abril 12, 2009

0


plaejamentoÉ comum, no início de cada ano, fazer-se uma retrospectiva daquilo que já passou, pensando no que pode ser modificado ao longo do ano que se inicia. Para obter resultados mais satisfatórios não basta apenas desejar que determinadas coisas aconteçam, é preciso planejar.
Em administração, planejar faz parte de um conceito que é aplicado em todas as empresas de sucesso, mas o planejamento não é um ato realizado somente nas organizações, este deve estar no nosso dia-a-dia para alcançarmos os objetivos traçados.
Assim sendo, planejar significa pensar profundamente em todos os objetivos a serem alcançados, em quanto tempo levarão para serem realizados e quais estratégias devem ser tomadas para conseguir cada um dos objetivos.
O planejamento não pode se limitar ao campo mental, precisa ser escrito preferencialmente em ordem cronológica, ou seja, saber o que será realizado primeiro. Isso que permite uma maior concentração específica em cada meta até que seja alcançada, além disso, é preciso se empenhar ao máximo para atingi-las, pois nada acontece sem haver esforço de nossa parte.
Nem sempre o planejamento sai de acordo com o esperado, por isso é importante revê-lo de tempos em tempos e modificar o que for necessário para conseguir atingir as metas estipuladas.
É importante lembrar, ainda, que nem tudo o que se planeja acontece em um ano, pois o planejamento pode ser realizado a curto, médio e longo prazos. Estes três espaços de tempo são divididos (em dias, meses e anos) conforme os critérios de cada um, no entanto, mesmo que determinada meta não seja para o ano corrente, é essencial que esta seja colocada no papel, levando-se em conta que certos objetivos só serão alcançados com o esforço contínuo de anos e anos.
Pessoas que planejam costumam ter uma visão mais clara do futuro e tendem a dar menos passos em falso do que aquelas que se deixam levar, isso porque sabem que a vida até pode nos trazer surpresas desagradáveis, mas nada que a revisão do planejamento não possa reparar!

Júlia Cristiane Schultz-Pereira

Jornal A Notícia
Joinville – Santa Catarina
Edição de 11.01.2006, página A2

Posted in: Administrando