Construindo um bom currículo

Posted on abril 11, 2009

0


curriculoHoje ter um bom currículo é muito importante, mas saber construí-lo é essencial! Há pessoasl que têm diversas experiências, formação e cursos, mas não sabem como escrever tudo isso no papel. Então, seguem algumas dicas, que não servem como manual, mas podem ajudar a montar o seu currículo:

Esteja atento para estas questões
1. Um currículo deve ser digitado, apenas na parte da frente da folha, no máximo em duas folhas;
2. Defina um ou dois tipos de fonte (se possível as mais comuns para redigir documentos tais como arial, century, times…);
3. O tamanho da letra pode variar em três tipos, de 12 a 18 de acordo como desejar destacar;
4. Escreva em cor preta, mas se desejar outra cor, use tons mais sóbrios;
5. Todas as informações devem estar claras e objetivas, de modo que a pessoa que lerá seu currículo compreenda sem qualquer dúvida.
Montando seu currículo
1. Em primeiro lugar aparece seu nome completo, logo abaixo o endereço (nome da rua, número da casa ou apartamento, bairro, CEP, cidade e estado, mas o endereço é opcional) e forma de contato como número de(s) telefone(s) e email (se acessar frequentemente).
A seguir escreva o objetivo (o que você pretende ao entregar o currículo? Sugestões: estágio, experiência profissional, admissão empregatícia… escreva uma dessas sugestões ou algum outro objetivo que acredite ser mais adequado)
2. Após estes dados, entra a sua experiência profissional (caso tenha, pois se não tiver desconsidere esta parte) em que precisa constar:
a) Nome da empresa que trabalhou, data de entrada – e data de saída (ou Atualmente caso esteja trabalhando) Cidade – Estado Cargo que está registrado na carteira de trabalho Atividades que executava na empresa (as mais relevantes) *Escrever primeiro o que é mais recente seguindo para o mais antigo. b) Formação acadêmica Nome da instituição de ensino que freqüenta ou freqüentou e a data de témino (se ainda estiver cursando, colocar a data de entrada e a expressão em andamento) Cidade – Estado *Escrever primeiro o que é mais recente seguindo para o mais antigo e no caso de formação acadêmica, colocar somente a última (se estiver cusando uma graduação não há necessidade em colocar o ensino médio). c) Cursos (caso tenha, se não tiver apague esta parte e coloque somente aqueles considerados relevantes) Nome do curso – Instituição que realizou o curso e a data (se estiver cursando colocar a expressão em andamento) Cidade – Estado *Escrever primeiro o que é mais recente seguindo para o mais antigo.

Questões opcionais
Há questões que não são essenciais em um currículo, o candidato escreve se desejar, tais como: endereço, email, idade, estado civil e último salário (neste caso pode até ser perigoso porque é possível passar a impressão de que você não aceita menos do que aquele valor, ou caso o empregador possa pagar mais e o valor que você escreveu seja menor ainda corre o risco de te oferecerem um salário menor do que poderia ser, então, cuide com esta questão, já que geralmente não pedem para escrever, mas se pedirem escreva).
Outra questão importante é que você não precisa colocar todas as suas experiências profissionais ou cursos, caso não haja espaço priorize as três últimas e as mais importantes.

Evitando as gafes

Há questões que podem complicar um bom currículo, portanto esteja atento para não cometer gafes como:
1. Escrever curriculum vitae, esta palavra caiu de moda, hoje escreve-se apenas o nome do candidato;
2. Foto, não se coloca porque geralmente esta pode estar desatualizada e raramente alguém é contratado pela aparência (exceto alguns casos em que se prioriza a aparência) 3. Não se coloca número de documentos como CPF, RG, CNH, dentre outros;
4. Caso tenha filhos também não se coloca o número de filhos.
5. Qualidades pessoais não devem aparecer no currículo, porque são questões que se houver interesse por parte do empregador serão perguntadas na entrevista ou solicitadas antecipadamente a constar no currículo.
Montou seu currículo? Então boa sorte!
Júlia Cristiane Schultz-Pereira
Posted in: Cotidiano